Espinhaço Agropecuária

A Espinhaço Agropecuária iniciou suas atividades no ano de 1982, com um sítio de 20 alqueires adquirido pelo patriarca da família, o imigrante português Amâncio Luis Novais. A partir daí toda a família passou a se empenhar na atividade rural e, ao mesmo tempo, utilizar o sítio para as comemorações de datas festivas da família.

A criação de cavalos da raça Mangalarga teve início em 1986. Aos poucos, buscou entender como tudo funcionava e o negócio foi se tornando, cada vez mais, sério e profissional.

A empresa possui sua matriz na cidade de Botucatu – SP, estruturada para a criação de cavalos da raça Mangalarga e de gado PO da raça Nelore. Possui também uma filial no município de Barra do Garças – MT, voltada à pecuária de corte e agricultura.

Ao todo são 31 anos de experiência no ramo agropecuário, sempre com o objetivo de crescer conforme a demanda do mercado interno e externo.

A criação na raça Nelore iniciou em 2001, após a aquisição de dois embriões no leilão Ventres VR de Londrina. Um embrião da grande Ópera SC do criador Hélder Galera e outro da consagrada matriz de criação do Sr. Torres, Elephanta da Zebulândia VR.

Atualmente a Espinhaço concentra os trabalhos de melhoramento genético na matriz, em Botucatu-SP, avaliando sempre a necessidade do mercado sem perder o foco do negócio que é a produtividade. As matrizes Nelore Espinhaço são recriadas na fazenda de Mato Grosso e recebem o título de doadora, após demonstrarem sua funcionalidade como matriz através de suas progênies.